Finalmente, chegamos ao ponto mais importante do processo de criação de uma monografia. Depois de escolher o orientador e o tema para sua monografia, definir qual será a linha de pesquisa e utilizar os melhores métodos para encontrar conteúdo de qualidade, considerar aspectos importantes e saber tudo sobre como fazer uma apresentação/defesa matadora, chegou a hora de formatar seu trabalho!
A ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – é o órgão que rege a
normalização das diversas técnicas documentais e tecnológicas,
possibilitando aos pesquisadores a perfeita formatação e estruturação de
um projeto.
Há quem diga que a ABNT atrapalha ou tem regras demais. Porém, se
olharmos com senso e pensamento críticos veremos o quanto é importante
manter um padrão, uma estrutura em um projeto, especialmente o
monográfico ou o trabalho de conclusão de curso, pois reflete a
organização padronizada dos dados e informações coletados durante
determinado tempo e que auxilia na confecção do conhecimento.
Formatações básicas
Antes de tudo é preciso verificar o Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos que
a instituição possui para informações mais aprofundadas. Salientamos,
ainda, que as faculdades costumam adequar algumas formatações básicas,
portanto acabam por criar um Manual próprio, por isso, indicamos que
você conheça também o manual da sua instituição de ensino.
Neste post, no entanto, citaremos a formatação mais básica de acordo com as normas gerais da ABNT, mais comumente utilizadas.
1 – Elementos pré-textuais:
– Capa, Folha de Rosto, Catalogação na Publicação (expedida pela
Biblioteca), Folha do Examinador (geralmente expedida pela Coordenação
de Estágios), Dedicatória (opcional), Epígrafe (opcional),
Agradecimentos (opcional), Resumo, Abstract, Sumário.
Com exceção dos itens marcados como opcionais, os demais elementos são
de suma importância para direcionar e organizar a sua monografia, bem
como dar rumo ao leitor, “ilustrando” o conteúdo que o espera. Por isso,
é necessário que seu trabalho contenha todas as etapas citadas.
2 – Itens importantes a se considerar na formatação (NBR 14724/2005):
Configuração da página:
- Margem superior: 3 cm;
- Margem esquerda: 3 cm;
- Margem inferior: 2 cm;
- Margem direita: 2 cm.
Utilize a fonte Times New Roman (muitas faculdades aceitam a fonte Arial) para o texto da sua monografia/TCC.
Capa do trabalho
Veja abaixo o modelo utilizado para preparar a capa de uma Monografia/TCC:
Folha de rosto do trabalho
Abaixo temos um modelo utilizado para a folha de rosto do seu trabalho.
Utilize sempre fonte Times New Roman (ou Arial) tamanho 12, sem
parágrafo, entre linhas simples. Veja:
Folha de Aprovação
Geralmente a instituição de ensino entrega a folha de aprovação pronta
ao aluno, já com as assinaturas devidas após o deferimento da sua
apresentação. Mas, se você tiver que produzí-la para sua
monografia/tcc.
Lista de ilustrações, gráficos, tabelas e siglas
Estes são itens opcionais, no entanto, recomenda-se que sejam utilizadas
quando o corpo do trabalho possuir mais do que 4 imagens, gráficos,
tabelas e siglas. A formatação das listas segue a formatação do sumário e
devem ser feitas em página própria de listas.
As demais listas (gráficos, tabelas etc) seguem a mesma formatação de
apresentação. Agora veja como citá-las no corpo do trabalho:
As referências seguem o mesmo padrão das referências de livros, periódicos e artigos científicos.
Notas de Rodapé e Glossário
As notas de rodapé são utilizadas quando é necessário explicar um termo,
destacar uma expressão ou indicar um autor. Nas monografias do curso de
Direito, o formando é obrigado a inserir notas de rodapé para cada
autor citado, portanto, ao citá-lo não é necessário colocar (ANO,
página), basta o sobrenome e inserir a obra pesquisada no rodapé.
PARA INSERIR NOTA DE RODAPÉ (WORD 2007): REFERÊNCIAS > INSERIR NOTA DE RODAPÉ.
Outros cursos também adotam essa norma, porém geralmente as notas de
rodapé só são utilizadas em casos específicos quando tem uma ou outra
expressão, palavra, termo desconhecido do público leigo. Se forem mais
do que 10 termos, opte por criar um glossário, no qual o aluno insere
todas essas expressões e os seus significados.
Insira o glossário após as Considerações Finais/Conclusão para fins de consulta.
Paginação
A localização do número da página será sempre no canto superior direito, utilizando a fonte Times New Roman/Arial e tamanho 10.
Quanto às páginas que devem ser contadas, porém não paginadas: a capa
não é contada e nem paginada; os demais elementos pré-textuais (folha de
rosto, errata, ata, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo,
lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas,
lista de símbolos e sumário) são contados e não paginados. A Ficha
Catalográfica não é contada nem paginada, pois será inserida no verso da
Folha de Rosto.
Quanto às páginas que devem ser paginadas: são contados e paginados
seqüencialmente os elementos textuais (introdução, desenvolvimento e
conclusão) e pós-textuais (referências, glossário, apêndices, anexos e
índice).
3 – Elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Parágrafo: Na primeira linha, utilize espaçamento de 1,5 cm (Atenção! Um TAB é igual a 1,25cm).
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm entre cada linha.
Abertura de novo capítulo: Você deve iniciá-lo sempre em uma nova página.
Importante: sempre insira Quebras > Próxima Página; essa ação é imprescindível para a paginação do documento.
Abertura de nova seção: 2 espaços entre linhas, de 1,5 cm cada.
Entre o título/subtítulo e a abertura de parágrafo: 2 espaços entre linhas de 1,5 cm.
4 – Elementos pós-textuais:
– Referências bibliográficas, apêndices (material criado pelo aluno) e anexos (material bibliográfico).
As referências devem sempre ser apresentadas em ordem alfabética para
facilitar a consulta. O espaçamento deverá ser simples na referência em
si, em cada tópico, mas precisa ter 2 espaços simples entre as mesmas.
Alinhamento sempre à esquerda.
Como fazer a referência bibliográfica
As referências são tão importantes quanto os demais itens do seu
trabalho. Existem faculdades que impõem um limite mínimo de autores e
obras, e geralmente são em torno de no mínimo 10 referências. De fato,
quanto mais obras forem pesquisadas mais ricos serão seus argumentos
para compor sua análise e conclusão.
Como não poderia deixar de ser, as referências também possuem regras
específicas. Portanto, lembre-se do item anterior: anotar todas as
informações sobre a edição da obra pesquisada é importante para compor a
sua referência bibliográfica.
APRENDA A FORMATAR A SUA REFERÊNCIA DE ACORDO COM A ABNT, CLIQUE AQUI.
Lembre-se que uma referência mal feita ou incompleta, tanto na citação
dentro do texto quanto no campo de referências, pode ser considerado
plágio.
Como parafrasear os autores
Esse é o momento da pesquisa que geralmente os alunos se esquecem de dar
a devida atenção, deixando sempre para organizar depois as citações e
referências pesquisadas para a monografia.
Antes de iniciar o item, aconselhamos ao aluno anotar todas as
informações referentes à obra bibliográfica pesquisada, sejam elas
livros, sites, artigos científicos, periódicos. Separe um arquivo
somente para essas informações e sempre identifique a página do seu
trabalho que está utilizando a citação. Essas ações vão facilitar na
ordenação e produção das referências.
Anote sempre as principais informações sobre o documento utilizado,
como: Autor ou Autores (se for mais do que três autores, anotar os três
principais, adiante veremos como referenciar utilizando et al,
títulos e subtítulos, edição (se houver), editora, cidade, ano,
quantidade de páginas e a página que utilizou a citação. Se todas as
informações não forem coletadas, corre-se o risco de esquecê-las e,
assim, as citações podem ser vistas como um plágio (como veremos
adiante).
Como fazer citações
Existem dois tipos de citação que podem ser utilizados, veja a descrição deles e os exemplos abaixo:
1 – A direta,
que corresponde à transcrição integral de uma parte do texto
pesquisado; que deve ser apresentada entre aspas (até três linhas), caso
contrário, aparecerá recuada em 4cm da margem esquerda, utilizando-se
tamanho de fonte 10, espaçamento simples e o alinhamento do texto
justificado, seguida do sobrenome do autor, ano da publicação. Sendo
necessário indicar o número da página de onde foi extraída a informação.
Neste caso, a citação é antecedida e precedida por dois espaços
simples.
2 – A citação indireta é
a transcrição das ideias do autor consultado, usando suas palavras, ou
seja, é uma paráfrase. Como a ideia continua é do autor e não sua, é
necessário citar a fonte: dar crédito ao autor, sendo apenas
desnecessário indicar o número da página do livro pesquisado. Essa é uma
das citações que os orientadores mais curtem, pois possibilita que o
aluno exponha seus conhecimentos a partir do conhecimento de um
“mestre”, abrindo espaço para que o pesquisador aprenda com maior
facilidade.
Saiba escolher bem as suas bibliografias. Elas devem trazer entendimento
e riqueza à pesquisa acadêmica. E uma dica: brinque com as citações,
amarre-as para que sigam uma linha de raciocínio, e sempre analise-as
com dedicação para não colocar pensamentos desnecessários só pelo fato
de serem “bonitos”. A informação deve ser útil à produção.
Fonte: https://www.sobreadministracao.com/dicas
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